quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Hurt


A "Hurt" dos Nine Inch Nails é uma música daquelas. 
É a última música do álbum conceptual "The Downward Spiral" de 1994 que retrata a espiral descendente de alguém até chegar ao ponto de tentar o suicídio.
Gosto bastante da música, acho que não passa indiferente a ninguém.  


                               


Mas depois o Johnny Cash pegou nela e levou-a a uma dimensão completamente diferente. 
A música é a mesma, a letra é praticamente a mesma mas o sentimento é inteiramente outro. 




Tocante é dizer muito pouco... 
O Johnny Cash estava bastante debilitado na altura e viria a falecer poucos meses depois do vídeo ter sido feito. 

2 comentários:

  1. Pronto, é isto...
    Olho para o blogroll e vejo "Olha, a Rita tem um novo post, deixa lá ver o que é que ela tem para dizer hoje..." Chego aqui, carrego no play e dou com um dos melhores "temas novos" que ouvi nos últimos tempos!
    Sem conhecer muito os Nine Inch Nails, sempre tive alguma admiração pelo Trent Reznor, nem que seja pelo álbum "fake" que ele anunciou no dia 1 de Abril de há uns anos, alegadamente produzido pelo Timberland (ou lá como se chama a porra do rapper), numa altura em que era "fixe" fazer colaborações com aquele tipo de mús... enfim, coise.
    http://pitchfork.com/news/34977-trent-reznor-owns-april-fools-day/
    PUM! Tiro certeiro a afundar o porta aviões do status quo da época. "Ah e tal, não percebes o hip hop!". Pois não, mas o Trent Reznor é que a percebe toda! :)

    A versão do Johnny Cash também é brutalíssima, mas é como dizes, leva o tema para um lugar completamente diferente: para o Reznor, é um tema sobre a vontade de morrer; para o Cash é um tema sobre a inevitabilidade de morrer. Mais ou menos isto.
    Ambas são grandes, GRANDES interpretações...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lol! Não percebes o hip hop, não percebes! :P
      O hip hop/rap hoje em dia é um género musical que perdeu praticamente a identidade. Algo que nasceu nos anos 70 com um propósito de intervenção social e política tão vincado, hoje em dia é quase um deserto de ideias... É triste porque existiram grandes nomes nesta área: Beastie Boys, De La Soul, A Tribe Called Quest, Public Enemy etc.
      Eu acho que me lembro vagamente dessa história do Trent Reznor lol teve muito bem! :D

      Apesar de já ter visto NiN ao vivo (e gostei bastante), é banda que ainda hei-de me dedicar a conhecer melhor. Já várias vezes me passou pela cabeça fazer um post sobre outra música desse álbum (a "Closer", que se ouve nos créditos iniciais do "Se7en" numa versão um pouco diferente e é provavelmente a música mais conhecida deles) mas por enquanto ainda é só uma ideia porque tem tanto por onde pegar...

      Numa frase resumiste tudo sobre as duas interpretações: Para o Reznor, é um tema sobre a vontade de morrer; para o Cash é um tema sobre a inevitabilidade de morrer. É exactamente isso. Grande música!

      Eliminar